Instagram


segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

RISOTO DE AÇAFRÃO.


Ingredientes:

5 xícaras (de chá) de caldo de galinha
1 colher (de café) de açafrão
4 colheres (de sopa) de manteiga sem sal
1 colher (de sopa) de azeite extra virgem
270 gr de arroz arbório italiano
2 cebolas branca pequenas picadas
sal a gosto
1/2 xícara (de chá) de queijo parmesão ralado

Preparo:

Em uma panela grande, aqueça o caldo e conserve em fogo bem baixinho, enquanto prepara o risoto.
Em um copo de medir (com bico), misture 1/2 xícara (de chá)
do caldo quente com o açafrão, mexa bem e reserve.
Em outra panela grande de fundo grosso, em fogo médio, junte
2 colheres (de sopa) da manteiga, o azeite de oliva, as cebolinhas e o sal. Cozinhe mexendo até que elas fiquem macias e transparentes (cerca de 3 minutos). Junte o arroz e mexa até que ele, bem coberto pela gordura, esteja brilhante e semi transparente (1 a 2 minutos). Essa etapa é importante para um bom risoto.
O fogo e a gordura vão ajudar a soltar os grãos de arroz, assegurando no final uma consistência cremosa.
Quando o arroz ficar brilhante e parcialmente transparente, junte uma concha do caldo. Cozinhe, mexendo sempre, até que o arroz tenha absorvido a maior parte do caldo (1 a 2 minutos).
Junte outra concha do caldo quente e mexa sempre, até que todo caldo seja absorvido. Ajuste o fogo, se necessário, para manter um cozimento lento. O arroz deve cozinhar devagar e estar sempre coberto com um pouco de caldo. Repita o procedimento, mexendo sempre e provando de vez em quando, até que o arroz esteja quase macio mas firme à mordida (cerca de 17 minutos, no total). No final, junte o caldo com açafrão. O risoto deve ter a consistência cremosa, de mingau.
Retire a panela do fogo e junte as 2 colheres (de sopa) restantes de manteiga e o queijo ralado. Misture bem. Tampe e deixe fora do fogo por 2 minutos, para permitir que os sabores se misturem. Verifique o tempero. Arrume o risoto em pratos fundos e sirva imediatamente, com mais algum queijo à parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário