Instagram


terça-feira, 12 de março de 2013

MIGAS.

NUNCA MAIS VOCÊ IRÁ JOGAR PÃO DURO OU AMANHECIDO FORA!!!

As migas (por vezes chamadas em Espanha migas de pastor) são um prato típico de algumas regiões da Península Ibérica, principalmente do centro e do sul, nomeadamente do Alentejo, em Portugal, e da Mancha, Múrcia, Andaluzia, Estremadura e Aragão, em Espanha. As migas mais comuns são confeccionadas à base de pão, mas também existem migas de batata no Alentejo e de farinha (gatxamiga em catalão ou gachamiga em espanhol) no sudeste da Península Ibérica. Na sua versão mais simples, as migas são confeccionadas refogando pedaços de pão duro previamente umedecidos em água em azeite ou banha com alho até que fiquem dourados. No caso das migas de batata, em vez de pão são usadas batatas cozidas, que se vão desfazendo enquanto são refogadas.
No Alentejo, não é hábito misturar-se o que quer que seja com o pão ou batata no próprio recipiente em que se faz o refogado, sendo acompanhadas com carne ou de porco frita, usualmente toucinho, entrecosto ou ambos, e, por vezes, também figos ou uvas.
Em Espanha os acompanhamentos podem ser muito mais variados e misturados no recipiente do refogado. Torresmos, ovos, chouriços e pimentos fritos, sardinhas, pepino, etc. são ingredientes comuns. Há ainda migas doces, as quais podem incluir melão, uvas ou chocolate.
Fonte: Wikipédia.

Eu descreveria algo simples e delicioso, que combina com qualquer prato, ou como eu mesmo faço várias vezes...como puro. Vou tentar descrever aqui a receita que meu avó fazia, filho de portugueses da gema. Me lembro dele ralando o pão duro, logo depois cortando as rebarbas de carne que tinha retirado do toucinho que iria virar banha, e que por vezes ao final da noite ele fritava e comíamos com pão...ah, esta é a melhor lembrança que tenho da minha infância. Sem me dar conta, o gosto pela arte de cozinhar existe em mim desde sempre, naqueles momentos em que de passagem pela cozinha, sempre o via fazendo algo no fogão (ele que sempre cozinhava para nós, e fazia isso muito bem). Voltando as migas...lembro dele ralando o pão, fritando os pedaços de carne, cheiro de bacon, algo verde, cheiro de alho, cebola, óleo (azeite era coisa rara nesta época), temperos frescos e o resultado era algo espetacular....vamos as migas.



Ingredientes:

1 xícara de azeite
5 dentes de alho amassados
4 pães duros ou amanhecido ralados
1 maço de espinafre cozido, espremido e picado
1 cebola pequena fatiada
100 gr. de bacon em cubos ou a carne da sua preferência (bisteca por exemplo e também é opcional)
sal a gosto
pimenta do reino a gosto
1 colher de chá de ajinomoto



Preparo:

Coloque o azeite em uma frigideira ou panela, junte os alhos amassados e a cebola e deixe que doure mas sem queimar, retire os alhos e a cebola e reserve. No azeite que ficou na frigideira junte o bacon ou a carne de sua preferência e deixe fritar, junte o pão ralado, o sal, a pimenta do reino e o ajinomoto mexendo sempre, junte o espinafre, o alho e a cebola já dourados. Vá mexendo até o pão começar a ficar crocante, torrado, quando estiver neste ponto pode servir e se deliciar.
Acompanha tudo que você possa imaginar, mas minha lembrança mais forte é de ver meu avó recheando peixe e     frango que depois iriam ser assados.




Nenhum comentário:

Postar um comentário